Pedal por SP – Indo ao Trabalho em Pinheiros

dezembro 8, 2013 § 2 Comentários

idosos-ciclismo

Shauan e Tati daqui a uns aninhos… rsrsrs

Sabe, não sei se estou ficando velho, o que de fato estou, ou se estou apenas brigando menos com a vida e buscando mais saúde mental e física…rs

Acontece que estou a cada dia mais querendo e pedalando para ir ao trabalho, mas cansei de me agitar mentalmente (negativamente). Tenho percebido que, embora seja possível pedalar entre os carros, ônibus, caminhões e todos os veículos motorizados (que não conseguem compartilhar a pista com um ciclista), eu me canso muito mentalmente, mas muito mesmo, pois existe muita tensão e atenção necessárias para que se possa chegar aos lugares.

Eu chego exausto em meus destinos, mas não pelo pedal, pois já adquiri boa resistências para subidas e buracos da cidade, mas me sinto muito cansado mentalmente devido ao tanto de movimento mental que é preciso para se livrar da irresponsabilidade de todos, sim de TODOS os motoristas, pois existe falta de informação, falta de conhecimento do Código de Trânsito que me dá sim o direito de ir e vir de bike, mas esta falta de informação gera irresponsabilidade completa.

Bem, resumindo a história, eu não vou deixar de pedalar no trânsito, mas, além de buscar as rotas alternativas, fora das grandes avenidas etc etc, vou alternar muito mais entre os modais bicicleta e a pé, ou seja, nas vias de cruzamentos muito chatos, não vou me estressar e tentar enfiar na cabeça dos motoristas que eu tenho o direito de estar lá, eu simplesmente vou andando.

E agora vou escrever algo que talvez deponha contra mim e minhas iniciativas de ciclista responsável com a filosofia de vida de um biker, mas eu vou declarar, aqui, agora, aos 4 ventos que:

Vou pedalar em algumas calçadaaaaaaaaasssssssss (leiam isto aos gritos e em bom tom kkk)

Calma, não será nenhum abuso, mas eu descobri que existem muitas calçadas não habitadas em meu trajeto para o trabalho, sim, acreditem, existem trechos consideráveis de calçadas que passam 1 única alma viva a cada muitas horas, e eu não vou perder tempo e me cansar mentalmente, vou utilizar estas calçadinhas como minha ciclovia particular….

Acontece que  vou ligar o Bom Senso no nível máximo, é claro, vou pedalar nestas calçadas priorizando os pedestre ao extremo e no caso de alguma movimentação eu salto da bike e vou andando a pé com os pedestres do local. E tenho dito.

Ontem, sábado, dia 07/12, dia do meu aniversário, fui até a Casa do Brincar em Pinheiros, saindo de minha casa em Carapicuiba e já praticando este novo formato, pedalei como pedestre e como ciclista, além de aproveitar algumas calçadas sem trânsito de pessoas.

Foi maravilhoso, minha mente se divertiu com o pedal, pude pensar em outras coisas, pensar no pedal, na próxima cicloviagem, pensar nos afazeres do dia, no show de amanhã, tudo isto sem esquentar com os desesperados do trânsito, pois não tem como não generalizar, infelizmente as pessoas não estão percebendo que são completamente desesperadas no trânsito, o mundo dentro de um carro não deixa as pessoas curtirem nada, estão sempre atrasadas, sempre.

Enfim, desabafos de lado, este é o Shauan versão 2014, menos stress, mais pedal, mais trechos a pé e mais cicloviagens se Deus quiser.

Outra coisa que preciso registrar, comigo não está funcionando a ideia de assumir a pista quando estiver entre os carros.

Embora até a CET indique que o melhor é o ciclista assumir a pista, para que os carro não o espremam na sarjeta, comigo esta tática só funciona quando estou com mais gente pedalando comigo, quando estou sozinho tem sido muito pior, ou seja, se fico próximo à sarjeta (mas não nela), muitos motoristas desviam um pouco de mim e me ultrapassam, maravilha.

Mas quando assumo a pista, a quantidade de gente altamente irritada e que quase me derruba e empurra é muito grande, eles tiram finas de mim, gritam a plenos pulmões que eu devo ir para o canto etc etc..

Ou seja, a falta de informação é tão grande, a falta de vontade de mudar e de entender o código de trânsito é tão grande, e a escolha pela morte do ciclista é tão intensa (sim, eu penso que estas pessoas escolhem matar alguém a chegarem atrasadas em seus destinos) que infelizmente o melhor, ao pedalar sozinho, é ficar mais próximo à sarjeta e ativar o plano Shauan 2014, com mais rotas alternativas, mais calçadas e mais trechos a pé.

Eu sei que tenho que fazer algo pra mudar o mundo e que fugir dos carros não é a melhor opção, mas infelizmente quem pode se machucar feio sou eu, sempre será eu.

Dica: para ir para Pinheiros, vindo de Osasco, vá pela Super Avenida, depois passe pela UniFieo e na Vila Yara vá pelo Balão do Jaguaré e desça a Av. Bolonha (descida deliciosa), depois ultrapasse o Viaduto do Jaguaré a pé, empurrando a bike, pois é muito perigoso o convívio com os caminhões e ônibus neste viaduto que está sempre lotado.

E na frente do Parque Villa Lobos pegue a pista de cooper que está no canteiro da Av. Prof. Fonseca Rodrigues e vá direto, sem sair dela até Pinheiros e você pode inclusive emendar com a Av. Faria Lima se este for o seu destino.

Na pista de cooper dê muitos bons dias para as pessoas que estão correndo, para outros ciclistas estilosos, sim, lá temos muitos ciclistas com estilo, bikes lindas, alforges gringos, capacetes franceses e gente com cachorrinho perfumado.. olha só que delícia…rs tudo de bom…

Vejam o mapa deste percurso.

É isto turma.

Bom pedal a todos. E cuidem-se pois estamos no mundo das máquinas, no exagero, mas acredito muito que o futuro é o índio, nós vamos chegar lá.

Shauan

Anúncios

§ 2 Respostas para Pedal por SP – Indo ao Trabalho em Pinheiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Pedal por SP – Indo ao Trabalho em Pinheiros no Shauan de Bicicleta.

Meta

%d blogueiros gostam disto: